sexta-feira, janeiro 9

O que significa Dharma???? hahahahahah..

O termo, originário do sânscrito, tem vários sentidos, mas ao pé da letra quer dizer “aquilo que sustenta”.

Para os seguidores do budismo e do hinduismo, o dharma está associado à lei ou à verdade natural que rege o Universo, as pessoas, as coisas e tudo que existe no mundo. Pode ser compreendido ainda como a lei espiritual do viver.

Os budistas também chamam de dharma o conjunto de ensinamentos deixados pelo príncipe indiano Sidarta Gautama, o Buda, que viveu no século 6 a.C. “O dharma é considerado uma das três jóias no budismo, juntamente com o próprio Buda e com a sangha, a comunidade de praticantes”, diz Arthur Shaker, coordenador da Casa de Dharma (http://casadedharma.virtualave.net), um centro de meditação budista de São Paulo.

Segundo ele, conduzir a própria existência de acordo com o dharma significa viver a prática das virtudes: evitar mentir, roubar e matar, buscar autocontrole, discernimento entre o certo e o errado, exercitar a caridade, a generosidade e a bondade, cultivar a compaixão, a sabedoria e o altruísmo. “Todas as pessoas que se identificam de coração com a filosofia budista devem se empenhar em seguir o caminho do dharma”, afirma Arthur.

Ao vivenciar o dharma, dizem os budistas, é possível nos libertar dos sofrimentos mundanos e entrar em sintonia com as leis divinas e universais.

P.S.: Taí... pra quem gosta de LOST... hahahah.. que começa esse mes, na Globo..